Devocional: O Fruto do Espírito

Márcia Eller

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” Gl 5:22-23

Neste texto, Paulo apresenta aos gálatas as virtudes do fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. E, completa no v. 25, dizendo: “Se vivermos no Espírito, andemos também no Espírito”.

O que é o fruto do Espírito? As Escrituras deixam claro que o fruto do Espírito é único e que contém vários componentes que se torna a expressão visível do caráter de Deus em nós. São virtudes consideradas como evidências da presença do Espírito Santo na vida do cristão. Paulo também utilizou a metáfora da produção agrícola para descrever a conduta dos cristãos, por exemplo: “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna” (Rm 6:22). Essa é a condição para produzirmos este fruto, libertados do pecado, ou seja, salvos. Paulo apresenta outro exemplo, em Efésios 5:9, ao chamar o fruto do Espírito de ‘fruto da luz’, que é produzido por aquele que anda com a fonte de toda a luz, nosso Senhor Jesus: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12). Já em Filipenses 1:11, o fruto do Espírito é chamado de ‘fruto da justiça’, o qual é para a glória de Deus Pai. 

João Batista anunciava que o verdadeiro arrependimento produziria fruto visível de mudança de comportamento (Mt 3:8) e uma das virtudes desse fruto é o amor . A língua grega nos dá três principais sentidos do Amor: Eros, relacionado ao amor sexual; Filios, que é como uma amizade; e Ágape, um amor espiritual, e que se relaciona a uma virtude do fruto do Espírito Santo. Um amor espiritual que vai muito além da mera autojustiça legalista e que é produzido pelo Espírito, tal qual o amor de Cristo por nós. O Espírito Santo inspira na alma o amor a Deus e aos homens, que é o cumprimento da lei.

Quando questionado pelos escribas: Mestre, qual o grande mandamento? Jesus respondeu: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. E Ele completou afirmando que não existem mandamentos maiores que estes (Mc 12:28-31).

Ao nos ensinar como devemos amar ao próximo, Jesus usou a parábola do Bom Samaritano (Lc 10:25-37); e o apóstolo Paulo descreve o amor como sendo “paciente, benigno; não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba” (1 Co 13:4-8). Esse é o amor que só é produzido por quem é salvo e está ligado à videira que é Cristo (João 15).

Que estejamos ligados sempre à videira para que cultivemos o hábito de amar à Deus e ao próximo como a nós mesmos, diariamente.

 

Márcia Eller

Márcia Eller
É enfermeira aposentada pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de Belo Horizonte, após trabalhar 37 anos na profissão. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG, com estudos em Transplante de Fígado. Concluiu o Curso Básico em Teologia e Estudos Transculturais pelo All Nations Christian College, na Inglaterra. Casada com Nelson Salviano, têm dois filhos: Camila e André e um netinho de 5 meses, Josué. Também atua como professora e secretária da ESCALE.

Sobre

Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.

Notícias

Fique por dentro de tudo!

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Contato

contato@escaleministries.com.br

+55 (31) 99841-1148​

Nos siga nas redes Sociais:

Mapa do site