Como Aliviar o Estresse e a Tensão no Lar

Provérbios 15:13-25

Você notará nesta passagem algumas palavras negativas nos versos: 13 – tristeza; 15 – aflito; 16 – inquietação; 17 – ódio; 18 – contenda; 22 – fracasso.

Todas essas palavras são sinônimas de estresse e tensão. Elas representam os momentos em que a corda fica muito esticada e então rebenta. Por exemplo, a corda da guitarra pode rebentar se muito esticada; ao encher um balão mais do que o suportável, ele se explode; a lava de um vulcão chega até a superfície e então explode em fogo.

Estamos vivendo em tempos estressantes. E, quase todos os dias se ouvem falar de lares onde a corda rebentou. Por exemplo: você sabia que um ato de violência doméstica é cometido a cada 15 segundos nos Estados Unidos? É assustador, não é? Em 1/4 de todos os casamentos, a violência ocorre pelo menos ocasionalmente. 20% de todos os assassinatos ocorrem na família e, destes, 13% são cometidos contra um cônjuge.

Nós costumávamos dizer que é uma selva lá fora. Agora nós temos que dizer: muitas vezes, a selva é dentro de casa! Estresse em uma casa é como areia na engrenagem de uma máquina; um casamento que deveria ser suave e eficiente, começa a funcionar mal e lentamente se explode!

Então, como reduzimos o estresse e a tensão em casa?
1. Aprenda a rir (15:13, 15)

O sábio Salomão diz em Pv 17:22 – “O coração alegre é bom remédio, Mas o espírito abatido seca os ossos”. O que é um espírito abatido? Bem, o espírito de um homem é a fonte da vida, e quando o espírito está abatido, significa que você perdeu seu entusiasmo e está tentado a desistir. Além disso, ossos secos não mantem o corpo em pé.

O riso é uma dádiva que Deus nos deu, para liberar a tensão e impedir que nosso espírito seja abatido pelo pecado.

De acordo com este verso, o riso é uma das maneiras de Deus nos manter saudáveis, emocional e fisicamente. A ciência médica provou que quando você ri, substâncias químicas e enzimas são liberadas no cérebro, que são extremamente importantes para a saúde de nossos órgãos vitais.

Ouça parte de um artigo de uma revista secular chamada Executive Digest: “Os cientistas têm estudado os efeitos do riso em seres humanos e descobriram, entre outras coisas, que o riso tem um efeito profundo e instantâneo em praticamente todos os órgãos do corpo humano. O riso reduz as tensões não saudáveis ​​e relaxa os tecidos, além de exercitar os órgãos mais vitais. O riso, mesmo quando forçado, resulta em efeito benéfico sobre nós, tanto mental quanto fisicamente. Então, da próxima vez que você se sentir nervoso e irritado, dê uma boa risada”.

Eu acho que eu nunca poderia lidar com as tensões e pressões do ministério, se meu lar não fosse um lugar divertido para se estar. Na maioria das vezes minha casa se enche de risos. É claro que, de vez em quando, há outros sons também, mas sempre há algo maravilhoso no ar. E as crianças aprendem com a nossa atitude e participam. Às vezes, elas nem sabem o que estão fazendo, mas amam rir!

Por isso, eu penso que há 3 coisas que você deve dar a seus filhos: Vida / Amor / Riso. Por um outro lado, há 3 regras que você deve ter em sua casa: Ser justo / ser firme / ser divertido.

Então, a primeira maneira de reduzir o estresse no lar é: aprenda a rir. Não leve as coisas tão a sério – alivie-se! E a segunda maneira é…

2. Cultive Contentamento (15:16, 17)

Meditem nestas duas histórias de vida. O pai dirige para sua pequena casa em um carro velho e, ao chegar, as crianças correm para encontrá-lo. Ele entra em casa, sente o cheiro do aroma de frango ao molho gostoso, etc. Não há toalha na mesa, apenas pratos, não de porcelana, apenas pratos incombináveis, alguns lascados; talheres variados, guardanapos de papel. O pai estende a mão e todos seguram as mãos uns dos outros. Ele agradece a Deus pelo amor, pela comida e pela família. Amém! Todos começam a comer não numa sala de jantar, mas na cozinha. Mesmo assim, há muitos risos e conversas sobre o dia deles: um jogou futebol na escola; o cachorro mastigou os shorts do outro; alguém telefonou; etc.

A outra história acontece numa mansão com colunas enormes de mármore na fachada. O pai estaciona sua BMW e chuta o gato para fora do caminho. Ninguém sai para encontrá-lo, pois todos estão em seus quartos assistindo TV a cabo, jogando games online. Chega a hora da refeição que é servida numa longa sala de jantar formal, onde sobre a mesa há um pano bonito, porcelanas, cristais, etc. Os empregados trazem as entradas: aperitivos, sopa, salada, assado defumado. O pai come o mais rápido que pode, preocupado, pensando sobre o trabalho. A mãe tem um rosto como um gelo sólido, pois sabe que o esposo está tendo um caso com a secretária. Os adolescentes rebeldes não dizem nada a não ser o que seja sarcástico e ferino.

Quais destas duas casas você gostaria que fosse a sua? A primeira é claro!

Não estou dizendo que é impossível ter os dois, embora não seja comum ter os dois. Mas, se você quer ter um lar feliz, você tem que cultivar o contentamento. Viva dentro dos seus limites, pois o estresse financeiro vai matar a alegria de um lar. Você não precisa ter tudo na vida! Aprenda a ter um teto de contentamento. “Melhor é um jantar de hortaliças onde há amor…”.

Não fique na esteira do materialismo, isso não te leva a lugar nenhum! Ah, se apenas tivéssemos uma casa maior e mais agradável, ou um carro mais novo. Não! Se você não está feliz com o que tem, você nunca estará, pois não tem nada a ver com posses.

Fp 4:11 – “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.

1Tm 6:8 – “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes”.

Hb 13:5 – “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: ‘De maneira nenhuma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”.

Hoje, eu e minha esposa somos abençoados com uma casa bonita e algumas coisas modestas, mas legais. No entanto, não estamos mais felizes do que estávamos naquele apartamento de 2 quartos onde começamos nossa vida de casados; dirigindo aquele pequeno Fiat Uno Mille com 180.000 kilômetros rodados! Estamos agradecidos pelo que temos agora, mas sabemos que isso não traz felicidade – tudo é madeira, feno e palha!

Em Lucas 12:15, Jesus disse: “Tende cuidado e guardai-vos de toda avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”.

Em 1 Tm 6:6-9, Paulo diz a Timóteo: “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição”.

Cultive o nível de contentamento!

Eu sei que muitas pessoas hoje têm que trabalhar em dois empregos e durante muitas horas, apenas para cobrir as despesas. Tudo bem, eu não estou falando sobre trabalhar a vida inteira para se ter o básico. Estou falando sobre a tirania das coisas, que faz com que algumas pessoas saiam em busca de mais e mais dinheiro, para comprar mais e mais coisas, ou para pagar o que já se comprometeram no cartão de crédito, quando deveriam estar no quintal ou na praça ensinando o(a) filho(a) jogar futebol ou lendo um livro com os filhos.

Mas muitos querem acompanhar o vizinho ou o parente rico comprando coisas que não precisam, com dinheiro que não tem para impressionar às vezes até as pessoas com quem nem se tem relacionamento!

Então, a primeira maneira de reduzir o estresse no lar é: aprenda a rir; a segunda maneira é cultivar o contentamento; e a terceira maneira é…

3. Refreie ou amorteça a raiva (15:18; 14:17)

Uma das maneiras de controlar a raiva é controlar a língua! Salomão nos diz em Pv 29:20 – “Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele”. Nada reduzirá o estresse e a tensão na casa mais eficazmente do que ter o controle de suas palavras. Quando você está com raiva, irritado, chateado (e essas horas surgem) mantenha sua boca fechada! “Fique com raiva, mas não peque!” (Sl 4.4; Ef 4.26).

Mas, o que muitos pensam é “talvez eu me faça melhor compreendido se falar um pouco mais alto” (então a discussão fica mais barulhenta), “ou se eu adicionar algum sarcasmo ou um insulto cruel, então eles vão me entender!” E você pode dizer para mim: “Pastor, no calor daquele momento, eu não consigo controlar minha língua…”. E eu lhe digo que pode sim! Pois, quando estamos na presença de alguém desconhecido ou que queremos impressionar, nós controlamos mais a nossa língua. Então, você pode controlar sua língua se quiser. E a chave para isso está em Pv 15:1 – “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Por isso, não morda a isca! Responda brandamente e a tensão terminará ali! (Sl 141.3; Sl 16.21, 24).

Então, a primeira maneira de reduzir o estresse no lar é: aprenda a rir; a segunda maneira é cultivar o contentamento; a terceira é refrear ou amortecer a raiva e a quarta maneira é…

4. Caminhe com Sabedoria (15:21, 22, 33)

A Bíblia diz que Deus não é de confusão, e sim de paz (1 Co 14:33). Se o seu lar é caracterizado pela confusão, entenda que Deus não está nisso! Conflito e tensão resultam quando há confusão, quando não estamos na mesma sintonia, quando os cônjuges não sabem o que um ou outro está fazendo e os filhos caminham sem direção ou orientação. O resultado não é unidade e harmonia, é divisão, conflito, tensão e estresse! Assim, os problemas surgem diariamente. E isso se torna normal.

Mas a sabedoria nos impele a começar a atacar os problemas juntos, em unidade, com amor, sem atacar uns aos outros. Ouça o que está escrito em Mt 7:24-27 – “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”.

Você pode construir sua casa numa dessas duas fundações: rocha ou areia. Se você colocou Cristo em primeiro lugar em sua vida ou em seu casamento, você está construindo sua casa sobre a Rocha. Assim, quando os ventos da adversidade soprarem e as ondas da decepção chegar, sua casa será capaz de resistir à tempestade. Isso é andar em sabedoria e construir algo maravilhoso juntos, como uma família, no fundamento de Cristo.

Isto só acontece se a salvação e a prática cristã for algo mais do que apenas um seguro contra incêndio para você ou mais que apenas uma tradição ou uma obrigação. Se houver profundidade em sua vida cristã, então, no topo dessa base rochosa, você construirá paredes de adoração, com pregos de escola dominical e tapume de culto de domingo, janelas de reunião de oração. E estará pintando o interior de sua casa com paz e adornando com tapete de contentamento. Sua cozinha será construída de bondade e despensa cheia com as prateleiras da pureza. Na sala haverá um lustre de caridade e um corredor de santidade que levará você de volta a um quarto de felicidade!

Mas, sobretudo, certifique-se que você tem aquela sala especial onde toda a família pode se banhar na espuma do riso. Aquele sofá do perdão que vai aquecer a atmosfera elevando-a até o teto do arrependimento, que manterá toda a sua família protegida das tempestades do pecado.

E as bênçãos estarão bem ali, em seu próprio quintal, se você as quiser e se você construir sua casa na Rocha! (Pv 24.3).

Portanto, aprenda a rir / cultive o contentamento / refreie ou amorteça a raiva / ande em sabedoria!

Conclusão

Em conclusão, diante das adversidades do estresse e da tensão que muitas vezes ameaçam a harmonia do lar, é essencial aplicar princípios sábios para fortalecer os alicerces familiares.

A sabedoria dos Provérbios nos ensina a valorizar o riso como um remédio para a alma, a cultivar o contentamento mesmo em meio às dificuldades, a controlar a raiva para evitar conflitos prejudiciais e a caminhar com sabedoria sobre o sólido fundamento da fé em Deus. Ao aplicarmos esses princípios, podemos transformar nossas casas em refúgios de paz, amor e felicidade, onde os membros da família encontram apoio mútuo e fortalecimento emocional.

Que esses ensinamentos possam guiar nossas ações e decisões, capacitando-nos a construir lares sólidos e duradouros, onde a presença de Deus permeia cada aspecto da vida cotidiana.

Nelson Salviano

É ministro do Evangelho, bacharel em Teologia, mestre em Missões e Estudos Transculturais pelo All Nations Christian College (Inglaterra). Especialista em Pregação Expositiva pelo Cornhill Training Course (Inglaterra). Cursos livres de Liderança Avançada pelo Haggai Institute (Cingapura) e Técnicas de Publicação pelo Cook Communications Ministry (Colorado Springs, EUA). Professor de Homilética, Missiologia, Liderança Cristã e Princípios para Estabelecer e Atingir Alvos. Fundador e professor da ESCALE. É casado com Márcia Eller e pai de dois filhos: Camila e André. Autor dos livros O pregador e a pregação, Transforme seus sonhos em realidade e Influência transformadora.

Sobre

Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.

Notícias

Fique por dentro de tudo!

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Contato

contato@escaleministries.com.br

+55 (31) 99841-1148​

Nos siga nas redes Sociais:

Mapa do site