Reflexão Sobre a Páscoa

Pr. NELSON SALVIANO

As coisas que realmente importam na vida estão acima de qualquer prova. A Sexta-feira chamada “Santa” é a ocasião ideal para lembrarmos que, embora nunca entendamos completamente a misteriosa ação de Deus em nossas vidas e no mundo, podemos confiar na bondade e na fidelidade dEle. Por isso, quando parecer que Deus está alheio ou ausente de nossas vidas, precisamos aceitar a verdade satisfeita naquela “Sexta-feira”, isto é, o grande plano de Deus que assegura nossa paz final.

 

Num evento que marcou a mais grave deslealdade humana, Jesus entregou-se a Si mesmo como presente de Deus ao mundo. E essa entrega nunca cessou a partir de então. Em nossos dias, a celebração da Ceia do Senhor nos traz à memória o fato de que, numa noite de muita hostilidade, quando Seus discípulos o traíram, nosso amado Senhor Jesus disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos” (Mc 14:24). Será que podemos compreender a conexão de tais extremos – o bem e o mal?

Naquela ocasião, um dos ladrões crucificados captou a mensagem. Ao compreender o desenrolar daquela cena, ele vira-se para Jesus e faz o seguinte pedido: “Lembra-te de mim quando vieres no Teu Reino”. Ele havia visto algo de eterno naquele Homem que sofreu nobremente (Lc 23:40-42). A vida de Jesus foi marcada pela compaixão e pela transparência moral, por isso essas qualidades foram patentemente reveladas na cruz, podendo ser observadas até por um condenado da justiça em seus últimos momentos de vida.

 

Aquele ladrão que estava morrendo ao lado de Jesus, havia ouvido rumores de um reino eterno do Messias. Mas agora isso parecia muito real aos seus olhos. Ele creu que Jesus não seria aniquilado na morte, mas sim que estava indo para o seu reino eterno. Então, das trevas ele clamou e Jesus lhe respondeu dizendo: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23:43). Naquele momento Jesus o transportou do tempo para a eternidade. Nisto notamos a promessa da absoluta segurança de Deus no fato de receber em Seus braços o primeiro candidato indigno.

 

A Páscoa é um evento central na vida da Igreja. Não há nada mais importante para um cristão do que a morte sacrifical e a ressurreição corpórea de Jesus Cristo, o Filho de Deus! Sem estes eventos históricos a fé cristã é sem valor. Como o Apóstolo Paulo nos diz: “… se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (1 Co 15:14).

 

Portanto, deixemos que a celebração da Páscoa seja uma ocasião de completa confissão e restauração ao lembrarmo-nos do sacrifício do Senhor e celebrar Sua vitória sobre o pecado e a morte. Estejamos em paz e regozijemos com as confortantes palavras do salmista: “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor, a misericórdia o assistirá. Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração (Sl 32:10-11).

 

Nelson Salviano

É ministro do Evangelho, bacharel em Teologia, mestre em Missões e Estudos Transculturais pelo All Nations Christian College (Inglaterra). Especialista em Pregação Expositiva pelo Cornhill Training Course (Inglaterra). Cursos livres de Liderança Avançada pelo Haggai Institute (Cingapura) e Técnicas de Publicação pelo Cook Communications Ministry (Colorado Springs, EUA). Professor de Homilética, Missiologia, Liderança Cristã e Princípios para Estabelecer e Atingir Alvos. Fundador e professor da ESCALE. É casado com Márcia Eller e pai de dois filhos: Camila e André. Autor dos livros O pregador e a pregação, Transforme seus sonhos em realidade e Influência transformadora.

Sobre

Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.

Notícias

Fique por dentro de tudo!

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Contato

contato@escaleministries.com.br

+55 (31) 99841-1148​

Nos siga nas redes Sociais:

Mapa do site