Seguir a Cristo inclui submeter-se a provas e sofrer aflições, tendo o desafio de permanecermos firmes nos valores essenciais: fé, amor, santidade e testemunho cristão.
No Evangelho de Lucas está escrito a respeito de um homem que disse a Jesus que O seguiria por onde quer que Ele fosse (Lc 9:57-62). Esse homem estava entusiasmado com as obras de Jesus e queria segui-Lo, mas Jesus, percebendo que ele não compreendia o custo de ser discípulo, disse-lhe: “(…) as raposas têm seus covis e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lc 9:58). Muitos não entendem que seguir a Jesus envolve provas como dúvida, decepção, solidão, desânimo, guerra espiritual, entre outras. Jesus anunciou que “o Reino de Deus é chegado” (Mt 12:28), mas também ensinou que para seguir o caminho do Reino, seria necessário passar por muitas tribulações (At 14:22).
Infelizmente, muitas mensagens enfatizam apenas as bênçãos de ser cristão, sem ensinar sobre as dificuldades. Contudo, Jesus advertiu: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8:34). Um pregador chinês, preso por 20 anos, sabia o que significava permanecer em meio às provações, e sua mensagem aos jovens era simples: “Permaneçam firmes”.
O apóstolo Paulo, em suas cartas aos tessalonicenses, expressou sua preocupação com os novos convertidos, sabendo que enfrentariam perseguições e tribulações (At 17:1-16). Ele enviou Timóteo para verificar a fé dos tessalonicenses, com o objetivo de fortalecer e confirmar seus corações em santidade “na vinda de nosso Senhor Jesus” (1 Ts 3:13). Paulo sabia que a fé poderia ser abalada pelas tribulações e, por isso, orava intensamente por eles “dia e noite” (1 Ts 3:10).
A fé é mencionada cinco vezes em 1 Ts 3:1-10, onde Paulo enfatiza a importância de ser confortado e fortalecido nela. Ele temia que as provações e tentações minassem a fé dos tessalonicenses (v. 5). Assim como Paulo enviou Timóteo para “suprir o que faltava à fé” dos irmãos, também devemos fortalecer nossa fé com base na Palavra de Deus (Rm 10:17).
Paulo orou para que os tessalonicenses crescessem no amor uns pelos outros (1 Ts 3:12). Durante as tribulações, o amor mútuo entre os cristãos é essencial para a unidade da Igreja. O amor não deve se restringir apenas à comunidade cristã, mas deve estender-se a todos os homens, inclusive aos inimigos, algo possível somente através de Cristo.
Paulo orou para que os tessalonicenses fossem confirmados em santidade “na presença de Deus” (1 Ts 3:13). Ele sabia que o pecado podia minar a fé e enfraquecer a comunhão. Quando um irmão cai em pecado, é nosso dever ajudá-lo com amor e verdade, como Jesus demonstrou ao lavar os pés dos discípulos (Jo 13:1-20).
Os tessalonicenses deram um exemplo de testemunho que se espalhou pelo mundo (1 Ts 1:8). Mesmo diante das perseguições, continuaram a proclamar o Evangelho. Assim, em meio às provações, devemos perseverar em nossa missão de testemunhar, lembrando-nos da promessa de Jesus: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas” (At 1:8).
As provações virão de diversas maneiras, como doenças, desemprego, perda de entes queridos, entre outros. Contudo, em meio a essas dificuldades, somos chamados a confiar em Jesus, que nos prometeu vitória: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (Jo 16:33). Pedro também nos lembra que nossa fé, uma vez provada, é mais preciosa que o ouro (1 Pd 1:7).
Portanto, o chamado divino é para permanecermos firmes até o fim, pois “Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre” (Sl 125:1).
É ministro do Evangelho, bacharel em Teologia, mestre em Missões e Estudos Transculturais pelo All Nations Christian College (Inglaterra). Especialização em Pregação Expositiva pelo Cornhill Training Center (Londres) e Stephen Olford Centre for Expository Preaching (Memphis, TN, USA).
Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.
Fique por dentro de tudo!
contato@escaleministries.com.br
+55 (31) 99841-1148
Nos siga nas redes Sociais: