Tirando proveito das provações

Nelson Salviano

Seguir a Cristo inclui submeter-se a provas e sofrer aflições, tendo o desafio de permanecermos firmes nos valores essenciais: fé, amor, santidade e testemunho cristão.

No Evangelho de Lucas está escrito a respeito de um homem que disse a Jesus que O seguiria por onde quer que Ele fosse (Lc 9:57-62). Esse homem estava entusiasmado com as obras de Jesus e queria segui-Lo, mas Jesus, percebendo que ele não compreendia o custo de ser discípulo, disse-lhe: “(…) as raposas têm seus covis e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lc 9:58). Muitos não entendem que seguir a Jesus envolve provas como dúvida, decepção, solidão, desânimo, guerra espiritual, entre outras. Jesus anunciou que “o Reino de Deus é chegado” (Mt 12:28), mas também ensinou que para seguir o caminho do Reino, seria necessário passar por muitas tribulações (At 14:22).

Infelizmente, muitas mensagens enfatizam apenas as bênçãos de ser cristão, sem ensinar sobre as dificuldades. Contudo, Jesus advertiu: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8:34). Um pregador chinês, preso por 20 anos, sabia o que significava permanecer em meio às provações, e sua mensagem aos jovens era simples: “Permaneçam firmes”.

Algumas orientações bíblicas aos que sofrem provações

O apóstolo Paulo, em suas cartas aos tessalonicenses, expressou sua preocupação com os novos convertidos, sabendo que enfrentariam perseguições e tribulações (At 17:1-16). Ele enviou Timóteo para verificar a fé dos tessalonicenses, com o objetivo de fortalecer e confirmar seus corações em santidade “na vinda de nosso Senhor Jesus” (1 Ts 3:13). Paulo sabia que a fé poderia ser abalada pelas tribulações e, por isso, orava intensamente por eles “dia e noite” (1 Ts 3:10).

Permanecer firme na fé

A fé é mencionada cinco vezes em 1 Ts 3:1-10, onde Paulo enfatiza a importância de ser confortado e fortalecido nela. Ele temia que as provações e tentações minassem a fé dos tessalonicenses (v. 5). Assim como Paulo enviou Timóteo para “suprir o que faltava à fé” dos irmãos, também devemos fortalecer nossa fé com base na Palavra de Deus (Rm 10:17).

Permanecer firme e abundante no amor

Paulo orou para que os tessalonicenses crescessem no amor uns pelos outros (1 Ts 3:12). Durante as tribulações, o amor mútuo entre os cristãos é essencial para a unidade da Igreja. O amor não deve se restringir apenas à comunidade cristã, mas deve estender-se a todos os homens, inclusive aos inimigos, algo possível somente através de Cristo.

Permanecer firme em santidade

Paulo orou para que os tessalonicenses fossem confirmados em santidade “na presença de Deus” (1 Ts 3:13). Ele sabia que o pecado podia minar a fé e enfraquecer a comunhão. Quando um irmão cai em pecado, é nosso dever ajudá-lo com amor e verdade, como Jesus demonstrou ao lavar os pés dos discípulos (Jo 13:1-20).

Permanecer testemunhando

Os tessalonicenses deram um exemplo de testemunho que se espalhou pelo mundo (1 Ts 1:8). Mesmo diante das perseguições, continuaram a proclamar o Evangelho. Assim, em meio às provações, devemos perseverar em nossa missão de testemunhar, lembrando-nos da promessa de Jesus: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas” (At 1:8).

As provações virão de diversas maneiras, como doenças, desemprego, perda de entes queridos, entre outros. Contudo, em meio a essas dificuldades, somos chamados a confiar em Jesus, que nos prometeu vitória: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (Jo 16:33). Pedro também nos lembra que nossa fé, uma vez provada, é mais preciosa que o ouro (1 Pd 1:7).

Portanto, o chamado divino é para permanecermos firmes até o fim, pois “Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre” (Sl 125:1).

Alguns benefícios das aflições:

  • Glorificam a Deus: Jo 9:1-3; 11:3-4; 21:18-19
  • Exibem o poder e fidelidade de Deus: Sl 34:19-20; 2 Co 4:8-11
  • Nos ensinam a vontade de Deus: Sl 119:71; Is 26:9; Mq 6:9
  • Nos fazem voltar a Deus: Dt 4:30-31; Sl 78:34; Is 10:20-21
  • Impedem que nos desviemos de Deus: Jó 34:31-32; Ez 14:10-11
  • Nos levam a buscar a Deus em oração: Jó 4:3; Jr 31:18; Os 5:14-15
  • Nos convencem do pecado: Jó 36:8-9; Sl 119:67; Lc 22:31-32
 
Nelson Salviano

É ministro do Evangelho, bacharel em Teologia, mestre em Missões e Estudos Transculturais pelo All Nations Christian College (Inglaterra). Especialização em Pregação Expositiva pelo Cornhill Training Center (Londres) e Stephen Olford Centre for Expository Preaching (Memphis, TN, USA).

Compartilhe
Comentários
0 0 votes
Avaliado
inscreva-se
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos

Chamado à pureza

Quando lemos as Escrituras, percebemos que Deus está, constantemente, combatendo a impureza e reafirmando a necessidade da santificação de Seu povo. Ele mesmo fez a provisão para que a nossa santificação fosse possível, pois está escrito: Cristo se tornou para nós...

Tirando proveito das provações

No Evangelho de Lucas está escrito a respeito de um homem que disse a Jesus que O seguiria por onde quer que Ele fosse (Lc 9:57-62). Esse homem estava entusiasmado com as obras de Jesus e queria segui-Lo, mas Jesus, percebendo...

Marcando nossa geração

Certa vez, perguntaram a um pregador qual o lugar que ele entendia ter na história. A resposta foi: “Bom, é fácil para nós pensarmos em pessoas como Moisés, Samuel, Davi, Daniel, Paulo... os quais exerceram muita influência em seus dias, mas...

Bençãos da unidade

No Evangelho de João, cap.17, Jesus está rogando ao Pai em favor da unidade do povo de Deus. Ele quebrou as barreiras entre os homens para que todos pudessem ser salvos...

Pregar todo o conselho de Deus​

Paulo afirma ousadamente que proclamou integralmente as Escrituras aos crentes em Éfeso: “Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus”...

Desemprego: Psicólogos trabalhistas têm relacionado o desemprego com o luto​

Ésabido que mais de 300 milhões de pessoas estão desempregadas nos países em desenvolvimento do Terceiro Mundo e que isso representa, aproximadamente, 35 por cento da força de trabalho. Além disso, parece certo que, pelo menos no futuro imediato, o problema...

Reflexão sobre a páscoa

As coisas que realmente importam na vida estão acima de qualquer prova. A Sexta-feira chamada “Santa” é a ocasião ideal para lembrarmos que, embora nunca entendamos completamente a misteriosa ação de Deus em nossas vidas e no mundo, podemos confiar na...
Sobre

Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.

Notícias

Fique por dentro de tudo!

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Contato

contato@escaleministries.com.br

+55 (31) 99841-1148​

Nos siga nas redes Sociais:

Mapa do site