Cursos
Programa e Método dos Cursos ESCALE
Temos um programa flexível adaptado para adultos de ambos os sexos e de diferentes níveis de escolaridade. Adotamos uma abordagem de ensino e aprendizado que envolve inclusão variada, com forte ênfase na pregação e na prática ministerial.
Nossos cursos são modulares e ministrados uma vez por mês, num final de semana. As aulas têm formato modular e são ministradas no local estabelecido pelos alunos. Contamos também com parcerias que incluem igrejas, agências missionárias, associações de igrejas, seminários bíblicos, ministérios paraeclesiásticos, missionários e pastores individuais.
A Bíblia é nosso principal livro-texto (2Timóteo 3.15-17), e nossos dez cursos essenciais também se tornam uma biblioteca de recursos para o pastor no exercício de seu ministério. Queremos que nosso aluno tenha um referencial bíblico e teológico para sua vida e seu ministério.
A ESCALE oferece os seguintes cursos livres: Básico em Teologia; Missões Mundiais; Liderança Cristã; Homilética; Pregação Expositiva.
O curso Básico em Teologia tem o formato modular e compreende cerca de dez encontros ou módulos, com aulas presenciais durante um fim de semana por mês. A carga horária do curso é de cerca de 90 horas-aula presenciais. Sugerimos os seguintes horários de aulas: sexta-feira das 19h00 às 22h00 e sábado das 14h00 às 20h00.
O curso de Homilética bem como o curso de Pregação Expositiva destina-se aos líderes que já pregam a Palavra de Deus e gostariam de um aperfeiçoamento na mensagem expositiva. A pregação foi o principal caminho que Deus designou para o ensino das verdades de Sua Palavra. A pregação benfeita honra a Deus, expõe a Bíblia e prepara os ouvintes para o crescimento espiritual e o ministério frutífero. Mas quem prega deve fazer um estudo da arte. Esse curso busca levar o aluno à preparação e apresentação de sermões eficazes. A carga horária desses cursos dependerá da disponibilidade dos alunos podendo ser breve ou extensa.
Os cursos Liderança Cristã e Missões Mundiais são ministrados num período de menor duração, em qualquer dia da semana, de acordo com a disponibilidade dos alunos. A carga horária para cada um desses dois cursos é de 6 a 10 horas-aula.
Capacitação holística
Desejamos contribuir para satisfazer as necessidades dos alunos de forma holística: espiritual, social e física. Acreditamos que a pobreza não se restringe aos aspectos físicos da vida humana, mas também pode ser de natureza social ou espiritual. Dessa forma, buscamos organizar atividades de captação de recursos ou iniciativas para atender as necessidades humanas. A cada dois anos, após muita pesquisa, selecionamos uma região carente para ajudar. Nessas ocasiões, geralmente temos a companhia de pastores e irmãos da igreja local e uma equipe vinda do exterior que, com a equipe da ESCALE, realizam um trabalho intenso durante uma semana em várias áreas, como: reformas na construção do templo ou de casas pré-selecionadas, evangelismo nas ruas, visita a hospitais, prisões, asilos e creches, esportes e outros trabalhos sociais.
Teologia do Antigo e Novo Testamento
Estudo teológico que consiste em descrever o processo pelo qual a revelação divina se desdobra ao longo da Bíblia e mostrar como a vontade de Deus se move em direção a Cristo. Organiza as conclusões da interpretação bíblica obtidas em várias divisões e áreas de estudo, com a finalidade de pesquisar e conhecer a evolução ou a história progressiva da revelação de Deus à humanidade, desde a Queda, passando pelo Antigo Testamento e pelo Novo Testamento.
Prover ao aluno um conhecimento geral da história progressiva da revelação de Deus na Bíblia.
- Teologia do Antigo Testamento (com ênfase nas profecias e nos indícios revelados no Antigo Testamento com relação à vinda e missão de Jesus Cristo, o Messias);
- Teologia do Novo Testamento (o Reino de Deus; a ética do Reino; teologia dos Evangelhos Sinópticos; teologias paulina e joanina e das demais testemunhas literárias neotestamentárias).
Teologia Bíblica e Missões
Estudo dos principais textos bíblicos que falam de missões mundiais. Análise da obra missionária no Antigo e no Novo Testamentos. Compreensão de alguns assuntos missionários atuais e práticos.
Definir missões no sentido bíblico e demonstrar o progresso de missões em todo o mundo. Conscientizar os alunos da base bíblica para missões mundiais, no Velho e no Novo Testamentos. Estabelecer a diferença entre princípios bíblicos e posicionamentos errôneos nos tempos modernos. Desenvolver a capacidade de analisar tendências atuais em missões mundiais. Equipar os alunos com requisitos fundamentais para um ministério eficaz num contexto transcultural.
- O significado de missões;
- No princípio: missões;
- O hinário de Deus e missões;
- Os profetas falam de missões;
- As boas novas e a grande comissão;
- A Igreja e missões;
- Romanos e missões mundiais;
- Cartas missionárias;
- Apocalipse e missões mundiais;
- Tendências teológicas em missões;
- Prática de Missões: Como reconhecer os dons de Deus;
- Como saber a vontade de Deus;
- Como comunicar a mensagem de Deus;
- Como usar os recursos de Deus;
- Como cumprir o propósito de Deus.
Homilética
O estudo de Homilética abrange tudo que diz respeito à preparação e apresentação de sermões e discursos religiosos em geral.
Demonstrar como preparar sermões (especialmente esboços) e a melhor maneira de recolher material da Bíblia e de outras fontes para compor a base do sermão. Mostrar como apresentar a mensagem ao público de maneira atraente para se atingir os melhores resultados. Levar o aluno a pregar em sala de aula e diante da igreja ou de qualquer outro auditório
- O que é e qual o propósito da pregação;
- Necessidade e valor da Homilética;
- O conteúdo da pregação;
- Como comunicar a verdade divina;
- Como convencer os ouvintes;
- Como deve ser o bom pregador;
- Como formar hábitos de leitura e pesquisa;
- Como falar e ler em público;
- Sugestões para falar bem em público e atividades para exercitar a voz;
- A gesticulação;
- O uso do microfone;
- O sermão;
- As partes do sermão;
- Texto;
- Introdução;
- Explicação do texto;
- Tema;
- Divisões do sermão;
- Conclusão;
- Ilustrações;
- Aplicação do sermão;
- Tipos de sermão: textual (exemplos); expositivo (exemplos); tópico ou temático (exemplos);
- Esboços de sermão;
- Erros mais comuns;
- Exercícios: vários esboços de sermões a serem desenvolvidos pelo aluno;
- Práticas em classe.
Pregação Expositiva
A Pregação Expositiva tem como propósito central a apresentação e a aplicação do texto da Bíblia. O texto da Escritura tem o direito de estabelecer tanto o conteúdo como a estrutura do sermão. Este tipo de pregação caracteriza-se por tratar de um texto bíblico observando seu contexto histórico e seu gênero literário, além de utilizar a hermenêutica e a exegese para descobrir o significado original da passagem e aplicá-la corretamente aos ouvintes. Isto é, a pregação expositiva apresenta o significado e a intenção de um texto bíblico para tornar a passagem clara e compreensível. A palavra exposição está relacionada com a palavra expor – o objetivo do pregador expositivo é simplesmente expor o significado da Bíblia, versículo por versículo.
Estudar os princípios da pregação bíblica com ênfase nos conhecimentos do método histórico gramatical, visando a produção de sermões expositivos; será necessária uma visão geral, que passará pela história do desenvolvimento da pregação bíblica, em seguida veremos como se produz um sermão expositivo e por último pensarmos na aplicação da pregação para a vida dos leitores e ouvintes das Escrituras.
- A dupla autoria da Bíblia;
- A interpretação das Escrituras;
- O que é pregação expositiva;
- Convicções necessárias para uma pregação fiel;
- O sermão expositivo;
- Passos no processo de preparação do sermão;
- Trabalhando uma passagem em particular;
- Do texto ao sermão;
- Sermões em séries ou macroexposições da Bíblia;
- Contextualização e aplicação;
- Desafios na preparação do sermão e no ministério pastoral;
- O Texto e nossas pressuposições;
- O contexto;
- A estrutura do texto;
- A linha melódica do texto;
- A contextualização e a aplicação;
- Pregando os evangelhos e os diversos gêneros literários da Bíblia, etc.
Liderança Cristã
Estudo sobre a formação e o papel do líder cristão, com ênfase em Marcos 10:35-45 (servidão)
Equipar o aluno a compreender a função e os requisitos principais para se tornar um líder cristão.
- Definição e características da liderança;
- O comportamento do líder;
- A necessidade de líderes cristãos;
- O conceito do mundo e o de Deus sobre liderança;
- O estilo de liderança de Jesus;
- A agenda de Jesus, o servo de Deus;
- O alto preço da servidão;
- O maior exemplo de servidão e outros exemplos bíblicos se servidão;
- Quais são os dons do líder;
- Como ajudar os cristãos a descobrirem seus dons;
- Como identificar os líderes em potencial;
- Qualidades do líder cristão;
- A porta de entrada para a liderança cristã;
- Liderança serviçal na pática;
- O estilo de vida do líder servo;
- Planejar e administrar o tempo;
- Recursos para um projeto;
- Marketing;
- Programas e Eventos;
- Liderar adolescentes;
- Liderar jovens;
- Como treinar outros líderes;
- A função do pastor como quem equipa outros líderes;
- A importância do pastor como um modelo.
Evangelismo, Seitas e Religiões
Estudo dos conceitos e formas de divulgação do cristianismo no mundo, informações sobre os principais grupos religiosos no Brasil.
Capacitar o aluno a compreender as diferentes filosofias e métodos de trabalho na evangelização e no contexto missionário nos dias de hoje. Conhecer as principais doutrinas dos diferentes grupos religiosos existentes no país, de forma a subsidiar o diálogo com eles, com vistas à evangelização.
- Evangelização na bíblia;
- Noções gerais de evangelismo;
- Importância e história da evangelização;
- A situação espiritual do mundo;
- Motivação para a evangelização;
- O perfil do ganhador de almas;
- A mensagem evangelística;
- Definição de pecado e suas manifestações;
- Situações que tornam a pessoa aberta ao evangelho;
- Estratégias para conduzir alguém a Cristo;
- Conselhos aos jovens cristãos;
- Tipos de evangelismo: pessoal, infantil, visitação domiciliar, hospitaais e prisões;
- Os recursos da mídia;
- Reconhecendo uma heresia;
- Como evangelizar adeptos de determinados grupos religiosos;
- Abordagem e resposta a doutrinas não bíblicas;
- O Catolicismo Romano;
- As Testemunhas de Jeová;
- Os Mórmons;
- O Adventismo do Sétimo Dia;
- O Espiritismo;
- O Satanismo;
- A igreja de Satanás;
- Outros grupos: Bahaísmo; Ciência Cristã; Evolucionismo; Seicho-no-iê; Moonismo; Ecumenismo; Maçonaria.
Vida e Ministério de Jesus
Estudo sobre a vida e os ensinamentos de Jesus baseado nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, bem como em passagens paralelas do Novo e do Antigo Testamento.
Capacitar o aluno a compreender a missão de Jesus e seus ensinos fundamentais. Familiarizar-se com a geografia de Israel e com a situação socioeconômica do povo judeu n aépoca de Jesus. Encorajar os alunos a pregar e ministrar aos outros os ensinos de Jesus.
- Cenário do nação e do mundo no início da era cristã;
- Nascimento e infância de Jesus;
- Preparação para o ministério público de Jesus;
- Ministério inicial de Jesus na Judéia;
- Jesus evangeliza a samaritana e a aldeia de Sicar;
- O longo ministério de Jesus na Galiléia;
- Jesus outra vez em Jerusalám;
- o ministério de Jesus na Peréia;
- Fim do ministério público de Jesus – narrativa da paixão;
- A ressurreição e aparecimentos diversos de Jesus;
- Narrativas pós-ressurreição.
Teologia Sistemática
Estudo das doutrinas bíblicas organizadas de forma sistemática, com uso de termos atuais e abordagens conceituais.
Capacitar o aluno a pensar criticamente sobre temas bíblicos e doutrinas ensinadas pela igreja.
- A inspiração das Escrituras;
- Deus;
- Trindade;
- Anjos;
- Homens;
- Pecado;
- Salvação;
- Jesus;
- Espírito Santo;
- Igreja;
- Final dos tempos;
- Outros conceitos teológicos.
Hermenêutica e Métodos de Estudo da Bíblia
Hermenêutica é a arte de interpretar, explicar ou tornar claro o senido do texto e também exprimir o pensamento ou a intenção do escritor. É o estudo dos métodos utilizados na interpretação do texto e o que ele significa para os leitores de hoje.
Capacitar o aluno a compreender o texto bíblico e analisá-lo por si mesmo.
- Métodos de interpretação textual;
- Ferramentas para a compreensão do texto bíblico;
- Recursos linguísticos para a análise de textos;
- A importância do estudo pessoal da Bíblia;
- Métodos para estudar a Bíblia;
- Estratégias para uma leitura do texto bíblico;
- Elementos a procurar (desvendar) no texto bíblico em estudo;
- Correlação;
- O valor da aplicação;
- Métodos de estudo da Bínlia: devocional, biográfico, analítico, tópico, livro por livro,;
- Exemplos de programas de leitura e estudo da Bíblia.
Sobre
Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.
Notícias
Fique por dentro de tudo!
Contato
contato@escaleministries.com.br
+55 (31) 99841-1148
Nos siga nas redes Sociais: