More results...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

contato@escaleministries.com.br

Como ouvir sermões?

David Murray

O modo como ouvimos sermões é tão importante quanto preparar e pregá-los. David Murray, professor de Antigo Testamento e Teologia Prática no Puritan Reformed Theological Seminary, em Grand Rapids, Michigan, escreveu em seu blog (headhearthand.org) sobre maneiras de se tornar um melhor ouvinte de sermões. Eis algumas delas:

Antes do sermão

  1. Leia e medite na Palavra de Deus todos os dias. A leitura diária da Bíblia aguça o apetite para o prato principal no Dia do Senhor. Não podemos esperar estar prontos para digerir alimento espiritual se não comemos ao longo de toda a semana. E não estrague o seu apetite banqueteando-se com o pecado.
  1. Limite o consumo de mídia. A maioria das pessoas consome muitas horas de mídia por dia (Tg 1:21). No livro “Preaching to Programmed People: Effective Communication in a Media-Saturated Society[i] (tradução literal: “Pregando para pessoas programadas: comunicação eficaz em uma sociedade saturada de mídia”), o autor explica como “assistir televisão e ouvir a uma pregação são diametralmente opostos; um é visual, o outro é racional; um envolve os olhos, o outro envolve os ouvidos; um cria observadores passivos, o outro requer ouvintes ativos”.
  1. Ken Ramey argumenta que, “depois de assistir TV, ir ao cinema e navegar na internet a semana toda, você vai à igreja e tem que sentar e ouvir um longo sermão que exige muita concentração e esforço aos quais você não está acostumado. Espera-se que você passe de um espectador passivo para um ouvinte comprometido, literalmente, da noite para o dia. Ouvir exige muita concentração e autodisciplina”.[ii]
  1. Prepare-se para o domingo, organize-se durante a semana, vá para a cama cedo, desencoraje os filhos de saírem tarde da noite no sábado.
  1. Ore por você e pelo pastor. Faça isso diariamente, mas especialmente no domingo.
  1. Treine-se para ouvir. Ao contrário dos pregadores que têm muitos recursos para treiná-los e equipá-los para tornarem-se melhores pregadores, os ouvintes dificilmente encontram ajuda para torná-los melhores ouvintes. Isso é surpreendente quando você considera que o número de ouvintes excede em muito o número de pregadores e ainda mais quando você percebe que a Bíblia diz mais sobre a responsabilidade do ouvinte de ouvir e obedecer à Palavra de Deus do que sobre a responsabilidade do pregador de explicar e aplicar a Palavra de Deus. É claro que Deus deseja que os pregadores estudem e se preparem bem para pregarem sua Palavra, mas é inconfundível que Deus está tão, se não mais, preocupado com a forma como os ouvintes ouvem.

Quanto ao sermão

  1. Chegue à igreja antes do culto iniciar-se para ficar calmo, estabelecido e focado.
  1. Respeite o silêncio no templo. Isso inclui instruir seus filhos para não distrair as outras pessoas.
  1. Envolva seu corpo, alma e mente na adoração antes do sermão.
  1. Diga a si mesmo que Deus está prestes a falar consigo e continue orando para que isso aconteça por meio de sua Palavra.
  1. Reconheça que este é um esforço de equipe, um empreendimento conjunto entre o pregador e os ouvintes – assuma sua parte. Sermões bem-sucedidos resultam da união do ouvinte com o pregador, assim como um receptor trabalha em uníssono com um arremessador. Tanto o arremessador quanto o receptor têm um papel importante a desempenhar no processo de arremesso. A responsabilidade não recai toda sobre os ombros do arremessador.
  1. Faça anotações breves o suficiente para ajudá-lo a concentrar-se, mas não a ponto de se transformarem em uma palestra que envolva apenas a sua cabeça.
  1. Verifique se o pregador está pregando a Palavra de Deus. Porém, não use de um espírito farisaico crítico (Lc 11:54), mas um espírito Bereano perspicaz (At 17:11).
  1. Aceite que haverá momentos em que a Palavra irá tocar-lhe partes doloridas. Não reaja contra isso e se feche, mas receba e tente tirar proveito espiritual de tudo.
  1. Crie uma boa vontade em relação ao pregador. Uma predisposição negativa em relação ao pregador endurece o coração e impede a ação espiritual da Palavra de Deus.
  1. Tente encontrar algo que lhe seja proveitoso durante o sermão. Normalmente, você pode encontrar uma migalha ou duas até mesmo no sermão mais pobre de qualquer pregador.

Após o sermão

  1. Ao final do culto, ao se despedir das pessoas e durante a semana, compartilhe o que o ajudou e como deseja colocar em prática a Palavra de Deus.
  1. Tome a decisão de obedecer e colocar em prática o que Deus lhe falou.
  1. Seja paciente na busca por resultados. Semear e dar frutos pressupõe um processo gradual e demorado de desenvolvimento.
  1. Trabalhe o seu próprio solo sabendo que o mesmo pode mudar de ruim para bom e muito bom. Somos responsáveis por preparar o solo de nossos corações (Mc 4:1-20).
  1. Dê feedback encorajando os pregadores de tempos em tempos com detalhes sobre como determinados sermões o ajudaram e de que maneira.

Comente com o seu pastor o que aconteceu de bom quando você seguiu todas essas dicas sobre como ouvir sermões. E seja sincero ao falar de algum ponto que não conseguiu cumprir.

REFERÊNCIAS

https://headhearthand.org/blog/2013/09/04/20-helps-to-sermon-listening/  –  Traduzido e adaptado por Rev. Ewerton Tokashiki, Sexta IPB de Belo Horizonte-MG, em 13/01/2025.

Preaching to Programmed People: Effective Communication in a Media-Saturated Society, Timothy A. Turner, Kregel Academic & Professional: Grand Rapids, 1995.

Expository Listening: A Practical Handbook for Hearing and Doing God’s Word, pag. 42, Kress Christian Publications:    The Woodlands, TX, 2010.

Compartilhe
Comentários
0 0 votes
Avaliado
inscreva-se
Notificar
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos

BENIGNIDADE

Nessa série de reflexões sobre o fruto do Espírito, focaremos agora na quinta virtude: benignidade. Essa é uma característica da pessoa que é bondosa. Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa Aurelio, benignidade é a qualidade de benigno; benévolo; e ainda, suave, brando e agradável. Encontra-se também no “Dicionário de Significados”, outro sinônimo de benignidade, que é a complacência. A complacência é o traço do caráter de alguém...

A Interpretação das Escrituras

Algumas pessoas dizem que qualquer um pode ensinar a Bíblia da forma que quiser. Quando ouvimos isso devemos demonstrar que desacordamos e acrescentar: “É verdade, você tem razão, alguém pode ensinar a Bíblia do jeito que quiser desde que seja uma pessoa sem escrúpulo algum. Porém, se você é meticuloso no uso dos princípios de interpretação das Escrituras, você perceberá que não se pode controlá-la e sim ser...

Como ouvir sermões?

O modo como ouvimos sermões é tão importante quanto preparar e pregá-los. David Murray, professor de Antigo Testamento e Teologia Prática no Puritan Reformed Theological Seminary, em Grand Rapids, Michigan, escreveu em seu blog (headhearthand.org) sobre maneiras de se tornar um melhor ouvinte de sermões . Eis algumas delas:...

Dupla Autoria da Bíblia

A Bíblia é a Palavra de Deus através de palavras humanas. Por isso, nos aproximamos dela com humildade e reverência (por ser a Palavra de Deus), porém com estudo cuidadoso (pois se trata de palavras humanas)...

O que é pregação expositiva?

Quando a Palavra de Deus é fielmente transmitida, a voz de Deus é legitimamente ouvida. O que Deus falou nas Escrituras, Ele ainda fala hoje. Estes princípios precisam ser constantemente recomendados à Igreja de Jesus. Porém, no mundo moderno, onde muitos querem ouvir a Palavra de Deus apenas para receberem bênçãos instantâneas, alguns pregadores são tentados a pensar que sua mensagem deve ser diferente ou talvez até superior...

Ferramentas para o Estudo Individual da Bíblia

Quando abrimos a Bíblia, estamos olhando para a própria Palavra de Deus, que é a absoluta, pura e incorruptível verdade...

Pregar todo o conselho de Deus​

Paulo afirma ousadamente que proclamou integralmente as Escrituras aos crentes em Éfeso: “Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus”...
Sobre

Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.

Notícias

Fique por dentro de tudo!

Contato

contato@escaleministries.com.br

+55 (31) 99841-1148​

Nos siga nas redes Sociais:

Mapa do site