À medida que o tempo avança, nos preocupamos com o futuro que vislumbramos: violência como fonte de prazer por parte de jovens de classe média-alta; traficantes que governam estados, cidades ou bairros, ampliando o terrível leque da brutalidade entre semelhantes; um crescimento militante do ateísmo; uma pluralidade de “evangelhos” matreiros que legislam pelo bolso do falso profeta; os mesmos políticos de sempre que não se submetem à verdade, mas servem-se da conveniência que lhes garanta maior benefício; enriquecimento de urânio por nações que suscitam muitas orações; além das guerras e de todas as mazelas que afligem a humanidade desde seu princípio.
Por mais otimista que sejamos, não há como não ser atingido por pelo menos um breve suspiro de pessimismo. Essa aflição torna-se motivo de perguntas como: “Com a situação como está hoje, como venceremos no ano de 2025?” Daí a resposta: da mesma forma que vencemos 2024 e todos os outros anos anteriores que se tornaram história! Há um texto que gosto de lembrar nessas horas: “Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança” (Lm 3:21), porque é óbvio que nem só de lutas e aflições se passam os anos de nossas vidas.
Assim como “até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7:12b), gravando em nossos corações experiências que comprovam Sua presença em nossas vidas, bem como todo Seu cuidado e amor, neste próximo ano podemos continuar contando com nosso Pai. Jesus mesmo disse: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28:20). Além disso, Jesus já nos deixou o Consolador! Em João 14:16, Ele disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”; este é o Espírito Santo, o Espírito da Verdade, que intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8:26) e que tem guiado os nossos passos.
Quando Eliseu se viu diante do exército do rei da Síria, não teve medo. Mas o jovem que o acompanhava ficou muito atemorizado. Então o profeta Eliseu orou e disse: “Ó Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu” (2 Rs 6:17). O jovem pôde confirmar uma verdade que nós também conhecemos: “Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo” (1 Jo 4:4). Então, se crermos, veremos a glória de Deus!
Como todas as pessoas que estão no mundo, devemos nos preparar para enfrentarmos as dificuldades que surgirão. Entretanto, devemos nos lembrar de que não estamos sozinhos e que, apesar de muitas vezes não nos retirar da provação, o Senhor nos guiará para águas tranquilas, dando-nos a vitória. Para vencer o ano de 2025 que se aproxima, ouça o que Deus falou a Josué e compreenda que esta palavra também lhe serve: “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor, teu Deus, está contigo, por onde quer que andares” (Js 1:7-9).
(Sugiro que, ao ler este versículo, troque o nome de Moisés pelo de Jesus e o livro da lei pela Bíblia ou Palavra de Deus). Assim sendo, feliz ano novo!
Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.
Fique por dentro de tudo!
contato@escaleministries.com.br
+55 (31) 99841-1148
Nos siga nas redes Sociais: