Imagem gerada por IA. 

VIVENDO A MELHOR VIDA

NELSON SALVIANO

“Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males” (1 Pedro 3:8-12).

Todos querem ter a melhor vida possível. Nunca conheci uma única pessoa que desejasse ter uma vida ruim ou medíocre. Cada um de nós busca ser feliz e abençoado, vivendo uma vida boa. O problema é que a maioria das pessoas tem percepções muito diferentes sobre o que exatamente constitui uma vida melhor. Será que isso significa viver com muito dinheiro ou estar sempre de férias em viagens ao redor do mundo? Será que popularidade e fama são partes da tão sonhada vida melhor ou isso tem a ver com viver de maneira tranquila e pacífica? O fato é que sabemos que nem todos os dias são de alegria na vida.

No texto bíblico acima, Pedro está escrevendo para um grupo de cristãos que estão passando por dificuldades. Ele nos oferece algumas lições sobre o bem viver. Então, vejamos alguns conceitos que Pedro apresenta para se ter uma vida melhor, apesar de tudo o que esteja acontecendo ao seu redor.

1. Tenha a atitude certa (v. 8) 

“Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes (…)”.

Ter uma vida melhor é uma questão de atitude, não de posses. Pedro fala sobre a atitude em relação a uma vida boa no contexto de três esferas básicas do nosso relacionamento: com o governo, no local de trabalho e no casamento. Então, qual deve ser a nossa atitude?

Bons relacionamentos são a chave para se ter a vida melhor, mas uma das coisas mais difíceis da vida é administrar harmoniosamente nossos relacionamentos. Os relacionamentos envolvem duas ou mais pessoas e, portanto, são propensos a conflitos diversos. Se alguém consegue desenvolver relacionamentos harmoniosos, esse é o primeiro passo para se ter uma vida boa – vivamos em harmonia uns com os outros; sejamos solidários, amemos como irmãos, sejamos compassivos e humildes.

Onde encontramos o exemplo de um relacionamento harmonioso? Em Jesus Cristo. Ele veio para reconciliar o homem com Deus. Cristo é a personificação do amor, simpatia, compaixão e humildade. Somente se você tiver um alicerce sólido em Jesus poderá ter harmonia em seus outros relacionamentos. Portanto, para se ter uma vida plenamente boa, é preciso manter comunhão com o Senhor Jesus.

2. Dê a resposta certa. Não retalie (v. 9)

“(…) não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança”.

Se quero viver a melhor vida, não devo ser vingativo. Ao despachar a bagagem no aeroporto, um homem ficou irritado com o funcionário que cuidava de sua bagagem. Por vários minutos, ele menosprezou o funcionário e criticou cada movimento dele. Surpreendentemente, o funcionário não pareceu incomodado com o abuso verbal desse homem e permaneceu calmo. Depois que o homem furioso saiu do balcão, uma mulher se aproximou do funcionário com sua bagagem e perguntou: “Como você aguenta tamanha injustiça?” O funcionário disse: “É fácil. Esse rapaz vai para Lisboa, mas vou mandar as malas dele para Madri”.

Essa atitude não está correta. Não importa quão injustamente você seja tratado, você não deve retaliar. “Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor” (Rm 12:19). Não tente vencer à sua maneira. Deus diz para não guardar rancor, não retaliar. Não pague o mal com o mal. Seja como Jesus Cristo. Observem o que Pedro disse sobre Jesus: “porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos (…) pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente” (1 Pedro 2:21 e 23).

Portanto, a atitude certa é de paz e harmonia. A resposta certa é uma resposta de não retaliação. Agora, uma vida melhor não é somente o que você demonstra exteriormente, mas também como você reage interiormente, tendo a atitude e a resposta certas.

3. Observe o padrão certo (vv. 10-11) 

“Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la”. Se você deseja ter uma vida melhor, sua vida deve ser construída sobre o padrão certo.

Por exemplo, controlar a língua é vital para se viver bem. No Salmo 141:3 está escrito: “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios”. Essa é uma oração muito prática. Uma pessoa que tem uma vida boa é aquela que mantém a língua sob controle. Tiago nos diz que “a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”. Uma das coisas mais árduas na vida é controlar a língua!

O escritor cristão Ben Franklin disse: “Ensine seu filho a segurar a língua. Ele aprenderá rápido o suficiente a falar.” Alguém disse: “Normalmente, o primeiro parafuso que se solta na cabeça de uma pessoa é aquele que controla a língua.”

Um jovem foi enviado a Sócrates para aprender oratória. Ao ser apresentado ao grande filósofo, ele falou tanto que Sócrates pediu honorários em dobro. “Por que me cobrar o dobro?” perguntou o jovem. Sócrates respondeu: “Porque devo ensinar-te duas ciências: uma, como segurar a língua, e a segunda, como falar; e a primeira ciência é muito mais difícil.”

Se você quer uma vida melhor, aprenda a controlar o que fala, porque as palavras erradas podem conduzir a uma vida ruim. Precisamos guardar a nossa língua do mal e os lábios da fala enganosa. Proteger a nossa língua do mal significa não retaliar com a nossa língua. Impedir a língua de falar enganosamente significa não mentir. Devemos estar comprometidos com a verdade. Essas são as coisas que devem ser eliminadas se você quiser amar a vida e ver dias bons.

Há outras recomendações positivas em 1 Pedro 3:11, como por exemplo, abandonar o mal e fazer o bem; buscar a paz e persegui-la. Temos aqui quatro comandos imperativos em 1 Pedro 3:11:

  • Afaste-se do mal – o verbo “afastar-se” significa rejeitar. É uma rejeição ativa do que é pecaminoso no tratamento com os outros, até mesmo com aqueles que nos perseguem.
  • Faça o bem – A vida boa é abandonar o mal e fazer o bem. A palavra “bem” significa algo excelente em qualidade.
  • Busque a paz – Permita-me contar uma ilustração. Mãe: “Antônio, o que você fez quando Carlos o chamou de mentiroso?” Antônio: “Lembrei-me do que você me disse: Uma resposta suave afasta a raiva”. Mãe: “Muito bem! E que resposta suave você deu a ele?” Antônio: “Eu respondi jogando um copo de água fresca e suave no rosto dele!” – Bom, é claro que isso não funcionou!
  • Persiga-a – E por falar nisso, a palavra aqui para “buscar” é o verbo mais forte, que significa caçar pela paz. Isso significa que quando você quiser retribuir a alguém olho por olho com a língua, busque a paz e a busque intensamente. Não responda.
 

Agora, se você estiver em uma situação hostil, sob pressão, onde as pessoas estão tentando tornar sua vida absolutamente miserável do ponto de vista humano, causando-lhe grande sofrimento, e a Palavra de Deus lhe diz para fazer tudo o que depender de você para ser harmonioso, solidário, fraterno, bondoso, humilde de espírito, nunca retribuir o mal com o mal, o insulto com o insulto, e se você realmente deseja uma vida melhor, certifique-se de refrear a língua contra qualquer retaliação maligna. Faça apenas o que é bom, busque a paz mesmo com seus perseguidores e persiga essa paz tenazmente. Faça um esforço intencional e persistente para ser um pacifista, mesmo em circunstâncias difíceis.

4. Confie na vigilância e proteção de Deus (v. 12)

“Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males”.

A razão pela qual devemos seguir esses princípios é porque Deus está sempre atento e cuidando de nós. Sua vigilância é constante, e Ele ouve as orações dos justos. Em contrapartida, a face do Senhor está contra aqueles que praticam o mal.

Ter uma vida melhor não significa estar livre de problemas ou adversidades, mas sim viver sob a proteção e cuidado de Deus, confiando que Ele está no controle de todas as coisas. Quando fazemos o bem, buscamos a paz e mantemos nossa língua sob controle, estamos vivendo de acordo com os padrões divinos, e isso nos aproxima mais do propósito que Deus tem para nossas vidas.

Pedro nos lembra que viver uma vida boa é, acima de tudo, uma questão de atitude e escolhas. Mesmo em meio a dificuldades, podemos experimentar paz e bênçãos se alinharmos nossas vidas com os princípios de Deus.

Nelson Salviano

É ministro do Evangelho, bacharel em Teologia, mestre em Missões e Estudos Transculturais pelo All Nations Christian College (Inglaterra). Especialização em Pregação Expositiva pelo Cornhill Training Center (Londres) e Stephen Olford Centre for Expository Preaching (Memphis, TN, USA).

Compartilhe
Comentários
0 0 votes
Avaliado
inscreva-se
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Sobre

Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.

Notícias

Fique por dentro de tudo!

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Contato

contato@escaleministries.com.br

+55 (31) 99841-1148​

Nos siga nas redes Sociais:

Mapa do site
0 0 votes
Avaliado
inscreva-se
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments