Bondade e misericórdia

Nelson Salviano

Ide, porém, e aprendei o que significa: misericórdia quero e não sacrifícios; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Mt 9:13). 

Neste texto, encontramos Jesus comendo com pecadores. Ele não compactuava com os erros daquelas pessoas. Seu objetivo era atraí-los para Deus. 

Mateus, como cobrador de impostos, era tido como traidor e transgressor da Lei. Pois, sendo judeu, cobrava impostos para os romanos e, geralmente, extorquia as pessoas. Seu trabalho o mantinha em contato diário com pessoas de toda estirpe. Portanto, era politicamente arriscado para Jesus envolver-se com alguém daquele tipo. 

Jesus, com a finalidade de vindicar sua própria conduta, cita um texto conhecido dos fariseus (Os 6:6). Deus não se opunha aos “sacrifícios” ou “ofertas pelo pecado.” O que Ele disse foi: “Eu me agrado mais de atos de bondade e de misericórdia para com os outros do que a mera obediência aos rituais religiosos.Ambos são bons, mas o exercício da compaixão é maior e deve ser preferido.  

Imagem gerada com IA. 04/08/2024

Alguns cristãos sinceros demonstram não entender as Escrituras quando focam em ações externas. Com isso, eles negam amor a Deus e ao próximo, que é a essência do Cristianismo. A verdadeira santidade consiste na operação da fé através do amor e não no meticuloso cumprimento da Lei.

Deus não está interessado em penitências. Ele quer um coração quebrantado e arrependido. Nunca poderemos agradar ao Senhor com ações exteriores se a atitude do coração não for correta.

Será que você trata as pessoas com justiça? Você mostra misericórdia àqueles que agem mal em relação à sua pessoa? Vamos exercitar a compaixão!

Nelson Salviano

É ministro do Evangelho, bacharel em Teologia, mestre em Missões e Estudos Transculturais pelo All Nations Christian College (Inglaterra). Especialização em Pregação Expositiva pelo Cornhill Training Center (Londres) e Stephen Olford Centre for Expository Preaching (Memphis, TN, USA).

Compartilhe
Comentários
0 0 votes
Avaliado
inscreva-se
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Sobre

Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.

Notícias

Fique por dentro de tudo!

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Contato

contato@escaleministries.com.br

+55 (31) 99841-1148​

Nos siga nas redes Sociais:

Mapa do site