Quando abrimos a Bíblia, estamos olhando para a própria Palavra de Deus, que é a absoluta, pura e incorruptível verdade.
Fico sempre fascinado ao ouvir relatos sobre o que acontece às pessoas como resultado do exercício a sós com Deus em leitura e estudo da Bíblia. Elas passam a viver de acordo com os preceitos de Deus, por meio dos quais, diz o Salmista, consigo entendimento e aprendo a detestar todo caminho de falsidade (Sl 119.104).
Um dos comentários mais consistentes que ouço é que suas vidas foram transformadas desde que aprenderam a estudar a Bíblia sozinhas. Esta é a razão pela qual, desde o início de minha jornada cristã, sempre priorizei o tempo “a sós com Deus”. Este é o momento quando alimento o meu espírito e tenho a oportunidade de ouvir e de conhecer a Deus de uma maneira mais profunda.
Aprendendo com os Personagens Bíblicos
Minha intenção ao escrever este texto é apresentar ao leitor algumas ferramentas que poderão ajudá-lo a desenvolver suas habilidades para estudar a Bíblia individualmente. Nesta oportunidade, vamos nos concentrar no método biográfico, isto é, estudar sobre a vida de personagens bíblicos específicos.
Por toda a Bíblia, Deus nos conta histórias verídicas sobre Seu povo, que experimentou vitórias, derrotas, segundas chances, provações, êxtase e depressões. Portanto, eram pessoas exatamente como eu e você.
Quando estudamos a interação de Deus com os personagens bíblicos, seja quando estavam indo bem ou quando andavam errantes, obtemos uma visão mais íntima da santidade, soberania, longanimidade e justiça de Deus. Então, ao observarmos como Ele lidou com essas pessoas, podemos inferir sobre a maneira como Ele lida conosco hoje. Vejamos alguns passos para realizarmos um estudo bíblico biográfico:
Reúna Informações sobre o Personagem em Questão
Procure listar todos os textos que fazem menção daquele personagem na Bíblia. Faça uso de uma ou mais das seguintes ferramentas de ajuda: Dicionário da Bíblia, Concordância Bíblica, Comentário das Escrituras, além das referências que se encontram no rodapé da maioria das versões da Bíblia.
Leia e Anote os Principais Textos
Ao proceder assim, lembre-se de ler as passagens bíblicas à luz de seu contexto (o que vem antes e depois do texto). Procure observar os seguintes detalhes:
▪ Interpretação do Nome: Nas Escrituras, a definição do nome da pessoa às vezes pode ser muito importante. Entretanto, nem sempre o significado de um nome determina o caráter da pessoa. Por exemplo: O nome Miriã vem da mesma raiz do nome Maria que quer dizer “amada”. No entanto, houve momentos na história que ela demonstrou ser amarga e invejosa.
▪ Antecedentes: Quem foram seus pais? Qual era sua tribo ou sua nação? Por exemplo: Miriã foi uma israelita da tribo de Levi, filha de Anrão e Joquebede, irmã de Arão e de Moisés.
▪ Aprendizagem e Conversão: O que levou aquela pessoa a se voltar para Deus ou se afastar d’Ele? Como foi o crescimento dela e onde isto ocorreu? Por exemplo: Nós sabemos que os pais de Miriã temiam a Deus, tanto que confiaram n’Ele ao protegerem Moisés e toda a família, recusando-se a obedecer à ordem egípcia de matar os recém-nascidos hebreus do sexo masculino.
▪ Quantos Anos Viveu e em que Época: Por exemplo: Miriã viveu parte de sua vida como escrava no Egito e outra parte atravessando o deserto rumo à Terra Prometida. Ela faleceu na cidade de Cades e ali foi sepultada.
▪ Fracassos e Realizações: Anote todas as conquistas, bem como os erros da pessoa em estudo. Por exemplo: Miriã ficou vigiando o bebê Moisés, entre os juncos da beira do Nilo, e sugeriu que sua própria mãe lhe servisse de babá. Mais tarde, ela e seu irmão, Arão, se rebelaram contra Moisés porque tinham inveja da posição que ele ocupava.
▪ Prática da Devoção: O que se pode assimilar de sua vida de oração, de obediência e de sofrimento, bem como de suas atitudes, suas reações e as lições que aprendera de Deus? Por exemplo: Miriã era uma mulher piedosa. No deserto, ela liderou as mulheres com músicas, danças e um poema de louvor a Deus, a fim de celebrar a travessia do Mar Vermelho.
▪ Princípios Espirituais: Citações bíblicas que podem ser usadas para reforçar um preceito ou norma de conduta cristã. Por exemplo: Miriã ajudou a proteger sua família (Êx 2.4-10), celebrou a Deus por um grande livramento (Êx 15.20-21), foi punida por causa de sua inveja (Nm 12.4-9) e, finalmente, houve arrependimento, confissão e cura (Nm 12.11-14).
▪ Influência do Personagem na Vida dos Outros: Qual foi sua reputação? Que tipo de inspiração exerceu sobre seu povo e posteridade? Por exemplo: Miriã é citada mais tarde como advertência quanto à punição de Deus (Dt 24.9) e também como lembrança do livramento do Egito (Mq 6.4-5).
▪ Como Morreu e que Impacto Causou sua Morte: Quais foram as causas de sua morte? Houve alguma mudança no país ou no povo a partir de então? Por exemplo: Miriã morreu no primeiro mês do quadragésimo ano, quando a peregrinação pelo deserto estava chegando ao fim. Sua morte foi impactante porque era uma testemunha ocular dos atos milagrosos de Deus no êxodo que deixaria de existir. Permanecia, doravante, apenas o relato oral sobre as tremendas intervenções de Deus em favor de Israel, uma vez que a maioria das pessoas que saiu do Egito aos 20 anos ou mais já havia falecido.
Examine o Material Extrabíblico
Depois de reunir as informações obtidas através da leitura da Palavra de Deus, consulte um bom dicionário da Bíblia e outros livros afins, para ver o que os mesmos podem acrescentar sobre a pessoa que você está estudando. Isto pode reforçar o que você aprendeu. Todavia, ao verificar este material extrabíblico, compare-o com a Palavra de Deus, que é a autoridade suprema.
Aplique à sua Própria Vida o que Aprendeu
Finalmente, após todo este estudo, não deixe de aplicar à sua vida as verdades que descobriu. Para tanto, usando a primeira pessoa, escreva uma lista detalhada das grandes verdades que Deus lhe ensinou. Por exemplo:
▪ Eu sei que, como Miriã, Deus me capacitou para cumprir a tarefa designada a mim.
▪ Preciso ter cuidado e manter vigilância quanto ao orgulho e egoísmo.
▪ Apesar de, por vezes, as críticas dos outros serem necessárias, devo estar seguro de que os meus motivos estão honrando a Deus.
É ministro do Evangelho, bacharel em Teologia, mestre em Missões e Estudos Transculturais pelo All Nations Christian College (Inglaterra). Especialização em Pregação Expositiva pelo Cornhill Training Center (Londres) e Stephen Olford Centre for Expository Preaching (Memphis, TN, USA).
Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.
Fique por dentro de tudo!
contato@escaleministries.com.br
+55 (31) 99841-1148
Nos siga nas redes Sociais: