O Fruto do Espírito : Alegria

Márcia Eller

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” Gálatas 5:22-23

Nessa série de reflexões sobre este texto da carta de Paulo aos gálatas temos analisado cada virtude relacionada ao fruto do Espírito, que são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Como foi visto na devocional anterior o conceito do fruto do Espírito é a evidencia clara do caráter de Deus e da presença do Espírito Santo em nós. A primeira virtude abordada foi o amor e suas características.

Hoje falaremos sobre a segunda virtude, conforme descreve o apóstolo Paulo à igreja da Galacia: a alegria. A palavra alegria vem do latim alacer, alecris que significa animado, vivaz, alegre, jovial. O estado de alegria é uma emoção boa, cheia de satisfação, plenitude e confiança. 

É um profundo regozijo do coração que nenhum esforço humano nesta terra pode produzir. Essa alegria que o texto fala é no Senhor, que soa como ordem pelo escritor nos textos aos Filipenses 3: 1 “Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor” e na mesma carta, no capítulo 4 verso 4 “:  Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos!”. Interessante notar que este sentimento segundo a palavra de Deus é um estilo de vida que não depende de circunstâncias, eventos ou fatos do nosso cotidiano.  

E Paulo expressava alegria mesmo diante de todas as provações, lutas intinas e perseguições que ela enfrentava: Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado … Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.

Em outras passagens das Escrituras existem várias recomendações sobre viver e servir ao Senhor com alegria, por exemplo: Salmo 100:2 Servi ao Senhor com alegria, e entrai diante dele com canto”. Se estamos adorando ao Senhor no templo, em casa, caminhando pelas ruas que o façamos com alegria. Ainda no livro dos Salmos, o autor expressa: “…o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá. Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração. Há três níveis de expressão da alegria: alegrai-vos, regozijai-vos e exultai. Estes devem ser os sentimentos que precisamos expressar todos os dias pelos atos de misericórdia de Deus para conosco, como escrito em Lamentações de Jeremias 3: 22-23. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovamse cada manhã. Grande é a tua fidelidade”. Que prazer! Que consolo! Que alegria! Provérbios no capítulo 17 verso 22 afirma que …” um rosto alegre é um bom remédio” Estudos da neurociência já provaram que: “Quando estamos alegres, temos a sensação de que devemos seguir em frente. Sentimos vontade de realizar coisas, enfim, de viver”. Baseados nesses princípios bíblicos e científicos esse estado de espírito é fonte de motivação e confiança para a vida, que só o Espírito Santo pode nos dar. No Salmo 21, cercado de todo aparato real, o rei Davi afirma que ele se alegrava com a força do Senhor. E, para finalizar peçamos ao Senhor que ele produza esta virtude em nós, de forma a expressá-la mesmo quando tudo não vai bem.

 “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”.

Márcia Eller

É enfermeira aposentada pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de Belo Horizonte, após trabalhar 37 anos na profissão.

Compartilhe
Comentários
0 0 votes
Avaliado
inscreva-se
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Sobre

Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.

Notícias

Fique por dentro de tudo!

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Contato

contato@escaleministries.com.br

+55 (31) 99841-1148​

Nos siga nas redes Sociais:

Mapa do site