“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” Gálatas 5:22-23
Nessa série de reflexões sobre este texto da carta de Paulo aos gálatas temos analisado cada virtude relacionada ao fruto do Espírito, que são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Como foi visto na devocional anterior o conceito do fruto do Espírito é a evidencia clara do caráter de Deus e da presença do Espírito Santo em nós. A primeira virtude abordada foi o amor e suas características.
Hoje falaremos sobre a segunda virtude, conforme descreve o apóstolo Paulo à igreja da Galacia: a alegria. A palavra alegria vem do latim alacer, alecris que significa animado, vivaz, alegre, jovial. O estado de alegria é uma emoção boa, cheia de satisfação, plenitude e confiança.
É um profundo regozijo do coração que nenhum esforço humano nesta terra pode produzir. Essa alegria que o texto fala é no Senhor, que soa como ordem pelo escritor nos textos aos Filipenses 3: 1 “Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor” e na mesma carta, no capítulo 4 verso 4 “: Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos!”. Interessante notar que este sentimento segundo a palavra de Deus é um estilo de vida que não depende de circunstâncias, eventos ou fatos do nosso cotidiano.
E Paulo expressava alegria mesmo diante de todas as provações, lutas intinas e perseguições que ela enfrentava: “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado … Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.
Em outras passagens das Escrituras existem várias recomendações sobre viver e servir ao Senhor com alegria, por exemplo: Salmo 100:2 “Servi ao Senhor com alegria, e entrai diante dele com canto”. Se estamos adorando ao Senhor no templo, em casa, caminhando pelas ruas que o façamos com alegria. Ainda no livro dos Salmos, o autor expressa: “…o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá. Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração. Há três níveis de expressão da alegria: alegrai-vos, regozijai-vos e exultai. Estes devem ser os sentimentos que precisamos expressar todos os dias pelos atos de misericórdia de Deus para conosco, como escrito em Lamentações de Jeremias 3: 22-23. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam–se cada manhã. Grande é a tua fidelidade”. Que prazer! Que consolo! Que alegria! Provérbios no capítulo 17 verso 22 afirma que …” um rosto alegre é um bom remédio” Estudos da neurociência já provaram que: “Quando estamos alegres, temos a sensação de que devemos seguir em frente. Sentimos vontade de realizar coisas, enfim, de viver”. Baseados nesses princípios bíblicos e científicos esse estado de espírito é fonte de motivação e confiança para a vida, que só o Espírito Santo pode nos dar. No Salmo 21, cercado de todo aparato real, o rei Davi afirma que ele se alegrava com a força do Senhor. E, para finalizar peçamos ao Senhor que ele produza esta virtude em nós, de forma a expressá-la mesmo quando tudo não vai bem.
“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”.
Marcia Eller Salviano é doutora em enfermagem e por 37 anos trabalhou no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte-MG. É enfermeira aposentada pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de Belo Horizonte, após trabalhar 37 anos na profissão.
Funcionamos com sede em Belo Horizonte desde 2004. Fomos contemplados com o cuidado do Senhor Jesus Cristo, que vem nos fortalecendo dia a dia. Temos a certeza de que este projeto veio dEle e existe somente para Sua honra e glória.
Fique por dentro de tudo!
contato@escaleministries.com.br
+55 (31) 99841-1148
Nos siga nas redes Sociais: